Política Anti-Spam

O que é Spam?

Spam é o envio não solicitado de mensagens em quantidade. Mensagens não comerciais enviadas em massa também são consideradas Spam.

Porque Spam é um problema

Estima-se que mais de 70% do tráfego de correio eletrônico na Internet seja Spam e este índice está crescendo assustadoramente. Diferentemente do correio tradicional, o correio eletrônico implica em gastos de infra-estrutura, equipamento e pessoal, que muitas vezes não são pagos pelos "spammers", ou ao menos, por mais que sejam pagos, causam prejuízos ao provedor, já que acabaram por fazer com que ocorram bloqueios e usuários que não fazem spam acabam tendo problemas no envio de e-mails para determinados destinos. Pior ainda, muitos "spammers" tentam enviar mensagens não solicitadas através de provedores de terceiros, sem autorização, sem falar que o recebimento de spams por si só já gera custos aos provedores.

Metodologia LucaNet no combate ao Spam

Reiteramos aos nosso clientes que não enviem spam. Trata-se de uma questão ética que acarreta prejuízos para o detentor do domínio e para o provedor de hospedagem, tais como denegrir a imagem da empresa que faz spam, a inclusão do provedor em listas negras e até o corte do servidor usado pelo provedor.

Filtrando Spam

A LucaNet oferece sistema avançado Anti-Spam. Não deixe de ler também a respeito do recurso de lista negra e branca que oferecemos.

A LucaNet também faz uso dos sistemas internacionalmente reconhecidos Spamhaus, SpamCop, a Brasileira SPFBL, dentre outras, além de mecanismos avançados Anti-Spam e outras listas que aumentam a pontuação de spams.

Precauções

Seguem algumas dicas preventivas referentes ao Spam:

  • Evite comprar listas de E-Mails e programas especializadas no envio de mensagens em massa. Caso contrário, além de sofrer as consequências acima referenciadas, a imagem de sua empresa será denegrida. Existem poucas listas confiáveis, como as da Editora Abril.
  • Não existe nenhuma legislação brasileira sobre o assunto, diferentemente do que é referenciado em muitas mensagens de spam.
  • Não responda a e-mails de spam, ao invés disso, veja a seção "Como Reclamar", logo abaixo.
  • Recomendamos, para fins de mala direta, antes de mais nada, obter a autorização de usuários para os quais deseja enviar e-mails, via telefone ou outros meios (não via email!), como em eventos realizados pela sua empresa. O ideal é utilizar um script, como o que fornecemos em nosso serviço de Lista Assinável, para que o próprio usuário se cadastre em sua lista.

Através do recurso de Lista Assinável, envia-se uma única mensagem, que é recebida por todos os inscritos.

Você também pode utilizar outras formas de propaganda, como a divulgação de sites, adesivos em carros, folhetos, brindes, mala direta via correio e até um telemarketing bem segmentado.

Para um aprofundamento maior com relação ao Marketing "um a um", utilizado para um relacionamento mais estreito com seus clientes, incluindo o uso de bancos de dados de marketing, acesse o site do Peppers & Rogers, pioneiros no Marketing um a um, em http://www.1to1.com.br.

Como Reclamar

Favor entrar em contato conosco por chamado, caso deseje auxiliar e nos informar a respeito de spams recebidos.

Veja detalhes sobre como analisar o cabeçalho de uma mensagem, a fim de se realizar uma denúncia: http://www.antispam.br/reclamar/. Considere criar um cadastro no SpamCop, que facilita o ato de denunciar spam, bastando encaminhar e-mails de spam para uma determinada conta de e-mail.

Links Úteis